quarta-feira, 13 de julho de 2011

Carta ao Sérgio

Olá, Sérgio!

A minha pergunta é apenas uma: achas pode é possível estudar aí ao mesmo tempo que trabalho (caso consiga encontrar)?

Quanto à pergunta que me fazes, a resposta é, sim, é possível porque normalmente o curso intensivo de alemão, para emigrantes, é de 5 horas diárias, das 10h às 15h (mais ou menos). Isto, no caso de quereres fazer um curso intensivo (na minha opinião, é o que vale a pena).

Se for um "curso de integração" que pretendes fazer, este tem a duração de 9 meses (era de 6 e prolongaram-no para 9) mas podes candidatar-te ao exame antes, se te sentires preparado para tal. E não, esse nível não será suficiente para teres uma conversa numa entrevista, em alemão.

Agora, a questão é a seguinte: quanto tempo pensas tu precisar para encontrar trabalho, mesmo? Em média (!), e até para os alemães, demora-se cerca de 4 a 6 meses... Se tiveres dinheiro para te poderes sustentar durante esses meses, fixe (atenção ao seguro de saúde!). Senão, vai ser complicado: aulas de alemão, trabalho e ainda procura de emprego... Mas nada de desistir!

Já que estás na área das estruturas e dimensionamento, podes começar por essa área, para procurar trabalho. Se bem que gabinetes de arquitectura / engenharia de edifícios existem mais no sul da Alemanha (mais perto do mercado do resto da Europa). O norte é mais para engenheiros mecânicos e electrotécnicos (aviões e navios).

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário